Gamestop, streamers trans e vazamentos de dados

Fala aí seus comentaristas de BBB. Hoje é dia de newsletter nova do Gizmodo Brasil. Ansiosos? Então só vem. Aqui é Kaluan Bernardo e hoje vamos falar de internet trollando Wall Street, streamers trans, vazamentos de dados e muito mais. Antes, atenção para o botão:

É preciso estar atento e bem informado

Os chihuahuas de Wall Street

Ah, os fundos bilionários de investimento.… O topo da cadeia alimentar do capitalismo. Quem pode com essa matilha de ferozes e famintos lobos, sempre capazes de fazer dinheiro? Resposta: uns nerds com um pouco de dinheiro no bolso reunidos em algum fórum na internet.

Foi basicamente isso o que aconteceu na última semana, quando frequentadores do Reddit se reuniram no subreddit "WallStreetBets" para apostar contra um fundo de investimento com as ações da GameStop, uma rede de lojas físicas que vendem jogos de videogame.

A aposta era altamente improvável, mas por terem se organizado, os investidores do Reddit conseguiram fazer com que a empresa se valorizasse e eles ganhassem dinheiro — enquanto o grande fundo perdesse bilhões. Você pode ler um resumo mais completo nesta nossa reportagem. Caso você ainda não tenha entendido e precise de um pouco mais de ajuda com os termos econômicos, recomendamos este texto do Nexo.

Como você pode imaginar, os grandes capitalistas rapidamente procuraram pelos mecanismos de proteção e foram apelar às empresas de tecnologia e aos governos para que os ajudassem. O Facebook chegou a banir um grupo que discutia as ações; a briga foi parar no Congresso dos EUA; e o fórum chegou a cair e voltar com restrições. Mas, o que acontecerá agora? É um pouco difícil prever, mas conversamos com diversos especialistas para saber como essa história pode acabar.

Inovações brasileiras, vazamentos de dados e streamers trans

Nesta semana também fizemos algumas reportagens especialmente bacanas que gostaríamos de compartilhar com vocês. Dá uma olhada:

  • Uma startup brasileira chamada Contra criou o Ping, um dispositivo que ajuda pessoas com deficiência visual a controlarem os remédios fazendo sons a cada vez que uma gota do medicamento cair dentro de um copo. Veja mais aqui.

  • Vazaram mais de 200 milhões de CPFs de brasileiros. Não demorou muito para que surgisse um site afirmando que poderia checar se seus dados estavam entre os vazados. No entanto, confiar neste tipo de tecnologia é perigoso e pode só piorar seus problemas. Explicamos mais aqui.

  • A última sexta-feira foi Dia Nacional da Visibilidade Trans, uma data que destaca a luta diária e a existência de travestis e transexuais. Conversamos com seis streamers trans que enfrentam muitos desafios para se firmar no universo gamer, tão ocupados por homens brancos e cis. Conheça a história delas aqui.

O que mais você precisa saber

  • O Facebook sabia que poderia rolar uma invasão no Capitólio meses antes do ocorrido. Mas resolveu ignorar — para depois pagar de bom moço banindo o Trump.

  • Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, deixará de ser o CEO da Amazon, a empresa mais valiosa do mundo.

  • A Nike criou um tênis que pode ser calçado sem usar as mãos. Ele não é muito bonito, mas é confortável e, principalmente, é uma ótima opção para pessoas amputadas.

  • A amizade entre humanos e cachorros começaram há 23 mil anos na Sibéria. É o que diz este estudo.

Leia o Gizmodo Brasil

Também indicamos

  • Myanmar sofreu um golpe de estado. O principal culpado? As fake news. Esta reportagem do Rest of World (em inglês) serve de alerta caso você também conheça um certo país cheio de mentiras no Zap Zap que acabam influenciando a política.

  • Falando em fake news, parece que os estadunidenses estão acordando para um problema que nós, brasileiros, já conhecemos há bastante tempo. O principal vetor de fake news não é o Twitter, o Facebook ou redes sociais com timelines abertas, mas sim os serviços de mensagem privados — onde não dá para rastrear direito a origem de uma mentira. Como diria Jorge Ben, deu no The New York Times (em inglês).

  • Matéria escura e antimatéria podem ter uma relação íntima desde o início do universo. Lá no Canaltech.

  • O open banking começou a funcionar no Brasil com uma aprovação do Banco Central. O pessoal do Tecnoblog explica.

  • Em 1995, a Wired fez uma aposta com um ludista: o mundo seria um lugar melhor ou pior por conta da tecnologia? 25 anos depois, é hora da resposta.

Por hoje é só, pessoal!